Defesa de dissertação da Mestranda Manoela Karolina Ribeiro Santos

12/04/2023 13:26

O Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Convencional e Integrativa (PPGMVCI) convida toda a comunidade acadêmica para prestigiar a sessão de defesa de dissertação da Mestranda Manoela Karolina Ribeiro Santos.

Título:  Impacto de um aditivo fitogênico no desempenho, sistema antioxidante e microbiota intestinal de leitões recém desmamado.

Resumo: O desmame é um período crítico na vida do suíno causado por diversos fatores. Os antibióticos promotores de crescimento são utilizados para amenizar estes problemas. No entanto, o surgimento de bactérias resistentes aos antimicrobianos tem levado a busca de novas ferramentas. Assim, o objetivo desta pesquisa foi avaliar o efeito de um blend comercial de fitogênicos na digestibilidade, sistema antioxidante, sistema imune, desempenho e microbiota intestinal de leitões recém desmamados. Foram conduzidos dois experimentos com os seguintes tratamentos controle negativo (C): dieta padrão sem adição de aditivos promotores de crescimento; controle positivo (B) dieta padrão com adição de bacitracina de zinco (300g/t:); e fitogênico (F): dieta padrão com adição de um aditivo fitogênico comercial (400g/t). No primeiro experimento, foram utilizados 15 leitões desmamados aos 26 dias de vida e alojados em gaiolas metabólicas para análise de digestibilidade através do método de coleta total entre 44-49 dias de vida. Aos 38 dias de vida foi coletado de sangue análise do sistema antioxidante e hemograma e aos 50 dias de vida para análise do e proteinograma, juntamente com a coleta de fezes para análise de microbiota intestinal. O desenho experimental foi o delineamento inteiramente casualizado. No segundo experimento foram utilizados 108 leitões desmamados com 26 dias de idade e alojados em 3 animais por baias, para análise do desempenho. O desenho experimental foi o delineamento em bloco ao acaso (DBC), divididos em animais leves e pesados. Os dados foram submetidos à análise de variância (ANOVA) e as médias comparadas pelo teste de Tukey ao nível de 5%. Em ambos os experimentos não houve diferença estatística entre os tratamentos para os dados de desempenho, digestibilidade e hemograma (p>0,05). Houve uma redução nos níveis da enzima superperóxido dismutase; de peroxidação lipídica e um aumento nos níveis do grupo tiol não proteico para os animais do grupo que receberam o fitogênico na ração quando comparado com os demais tratamentos (p<0,05). Para o mesmo tratamento também foi observado um aumento dos níveis de IgA e redução da haptoglobulina quando comparado com os demais (p<0,05). Para a microbiota, observou-se que índice CHAO 1 foi maior para o tratamento contendo fitogênico (p = 0,054). As famílias Prevotellaceae, Lachnospiraceae, Oscillospiraceae e Ruminococcaceae, que apresentaram maior abundância indiferentemente do tratamento avaliado. As famílias Muribaculaceae e Clostridiaceae apresentaram, respectivamente, maior e menor abundância relativa nas amostras dos animais que receberam fitogênico quando comparado com os demais. O blend de fitogênicos demonstrou importante papel no sistema antioxidante e microbiota intestinal.