Histórico

A proposta apresentada é fruto de iniciativas e discussões amadurecidas ao longo de quatro anos, pelo grupo de docentes atuantes no curso de graduação em Medicina Veterinária e de outros cursos de graduação e de pós-graduação da UFSC. Ao longo deste processo, a presente APCN contou com a importante participação da Pró-reitora de Pós-Graduação e de docentes com experiência em pós-graduação. Esta nova APCN foi aperfeiçoada a partir de propostas apresentadas anteriormente, estando plenamente em consonância com o PDI da UFSC e com as diretrizes da CAPES quanto a regionalização e inovação, tendo foco em uma inserção internacional.

Outra característica a ser salientada, é que as atuais condições de infraestrutura sofreram significativa melhora e o corpo docente atual, possui maior experiência em orientação de estudantes de graduação e de pós-graduação. A existência de um grupo de professores jovens com perfil inovador, criativo e produtivo, envolvidos em projetos de pesquisa, foi o incentivo inicial para a elaboração da presente proposta. Este grupo, tem constantemente aprovado projetos de pesquisa junto aos órgãos de financiamento nacionais e estaduais, conseguindo nos últimos 5 anos um montante de R$ 3.318.669,00 para aplicação em seus projetos, o que permitiu a manutenção das ações de pesquisa e publicações ao longo dos anos. Além disso, houve a percepção da necessidade de desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica em saúde animal, com ênfase na interface entre a Medicina Veterinária convencional e a integrativa, no interior do Estado de Santa Catarina, formando recursos humanos conscientes quanto à necessidade de planejar com eficiência e qualidade tanto a sanidade quanto a produtividade, conservando os recursos naturais desses ecossistemas.

Como pode ser constatado nos currículos do corpo docente, vários projetos já foram concluídos e geraram publicações de artigos científicos nessa linha integrativa, bem como muitos outros estão em andamento. Dentre eles destaca-se o uso de plasma rico em plaquetas (PRP) e curativos de celulose bacteriana para tratamentos de lesões cutâneas em equinos; uso medicinal de Cannabis (professoras Grasiela de Bastiani e Vanessa Padilha) e PRP em lesões cutâneas de suínos (professor Adriano Tony Ramos e Francielli Zimermann); Uso de biomateriais e células tronco para neoformação óssea de coelhos (professor Adriano Tony Ramos); controle biológico de nematoides com uso de fungos nematófagos (professor Alexandre Tavela com 31 artigos publicados no tema desde 2008); Avaliação de alimentos alternativos, uso de zeólitas naturais, antioxidantes, enzimas, probióticos, vitaminas e minerais quelatados na dieta de aves; coberturas artificiais para ovos comerciais (professora Aline Schneider, com seis artigos publicados); Avaliação do potencial antitumoral dos frutos de Rubus spp.; Potencial da Eugenia involucrata, planta nativa da mesorregião serrana catarinense para controle e prevenção de agravos da má alimentação; Avaliação farmacológica e toxicológica de produtos naturais com potencial terapêutico antioxidante, antidepressivo, hipolipidêmico e protetor contra toxicidade de herbicidas in vivo (professora Greicy Conteraro com 7 artigos publicados entre 2014-2018 em colaboração com a professora Evelyn Silva, Adriano Ramos, Francielli Zimermann e Marcos Henrique Barreta); Testes com diversos princípios ativos extraídos de plantas e seus efeitos contra o câncer (professora Evelyn Silva, com 6 artigos publicados no tema a partir de 2014); desenvolvimento e aplicação da nanotecnologia em tratamentos oncológicos (professora Evelyn Silva, com 5 artigos publicados no tema a partir de 2016); Uso de antioxidantes, enzimas, probióticos, vitaminas e minerais quelatados na dieta de aves e suínos; Bem-estar animal, com enriquecimento ambiental e criação em sistemas alternativos para frangos de corte (professor Fabiano Dahlke, com treze artigos publicados); testes para a atividade anti-parasitária de produtos naturais e compostos sintéticos para tratamento das tripanossomíases e leishmaniose (Professor Mário Steindel e Professor Álvaro Menin); substâncias antioxidantes a partir de organismos marinhos como estratégia terapêutica à otimização do processo de regeneração tissular de lesões epidermais; metabólitos secundários bioativos a partir de organismos marinhos com potenciais atividades citostática, anti-herpética, antiprotozoária, antibacteriana e antifúngica (Professor Mário Steindel); O professor Edmundo Grisard nas temáticas de bioinformática, diagnóstico e genotipagem de patógenos de Interesse Veterinário; avaliação do efeito analgésico da Arnica montana em cães e gatos submetidos à diferentes procedimentos cirúrgicos; efeitos da terapia Reiki em cães e gatos; Eficácia, segurança e relação custo benefício de diferentes protocolos anestésicos para castração em cadelas e o impacto na sociedade; Influencia de três técnicas de castração sobre o desempenho de leitões, na fase de lactação (professora Vanessa Padilha). Há docentes como o professor José Floriano Peixoto, que contribui na identificação de plantas regionais para aplicação medicinal; o professor Rogério Guedes na temática de inovação com aplicação terapêutica no uso da videocirurgia em pequenos animais e silvestres, assim como no desenvolvimento de novos materiais cirúrgicos, patentes e desenvolvimento de modelos para treinamento e ensino em substituição ao uso de animais; O Professor Crysttian Paixão participa em projetos para o desenvolvimento de métodos para otimização da produção agropecuária, bem como na docência da estatística, em delineamentos e análises de resultados experimentais, contribuindo com os diferentes projetos de pesquisa a serem desenvolvidos no programa.

Atualmente, o Centro de Ciências Rurais possui o curso de pós-graduação em Ecossistemas Agrícolas e Naturais, criado em 2015, com foco no entendimento da complexa relação entre o uso e o manejo de recursos naturais e a necessidade de manutenção das atividades agrícolas produtivas. Contudo, observou-se uma lacuna em outras áreas de pesquisas relevantes para o desenvolvimento regional e para a perpetração da missão da UFSC, nas quais hoje docentes, grupos de pesquisa e cursos do Campus atuam. A interface entre a Medicina Veterinária convencional e integrativa, vem sendo explorada gradativamente através de atividades de ensino, de pesquisa e de extensão desenvolvidas no âmbito do curso de Medicina Veterinária, as quais, tem se tornado um dos principais elos da UFSC com a comunidade local pela amplitude de sua inserção no cotidiano e economia locais. Sendo que a maioria dos docentes da proposta realizam atendimento diretamente à comunidade através da Clinica Veterinária Escola.

Desde sua criação, o curso de graduação em Medicina Veterinária tem procurado se destacar entre suas congêneres nacionais, buscando angariar respeito por sua eficiência, capacidade e qualidade do corpo docente, assim como pela qualidade de seus egressos. Apesar do pouco tempo de criação, este curso obteve conceito 4 em avaliação realizada in loco pelo MEC, e conceito 5 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – INEP, fazendo com que seja procurado por estudantes de diversas regiões do estado e do país. Além disso, é válido ressaltar, que a comissão avaliadora do MEC destacou que as políticas de ensino, extensão e de pesquisa da IES e do curso estão bem determinadas no PDI e no PPC do curso, possuindo uma boa correlação com as demandas sociais e econômicas da região, sendo ainda indicado pela comissão a criação de uma proposta de pós-graduação (Processo de reconhecimento de curso registrado no e-MEC sob número 201506975). Neste contexto, observa-se que cursos de graduação de elevado padrão científico só podem ocorrer em ambientes onde a pesquisa e a pós-graduação estejam presentes e, uma pós-graduação de qualidade depende essencialmente de um fluxo de alunos oriundos da graduação com boa formação e motivação para prosseguir com a formação continuada.