Defesa de dissertação da Mestranda Alessandra Nelcir Berri

10/04/2023 13:07

O Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Convencional e Integrativa (PPGMVCI) convida toda a comunidade acadêmica para prestigiar a sessão de defesa de dissertação da Mestranda Alessandra Nelcir Berri.

Título: Desenvolvimento e aplicação de modelo sintético para treinamento de ovariohisterectomia em cadelas e gatas.

Resumo:  Há uma necessidade crescente para o desenvolvimento de métodos alternativos para reduzir, substituir e refinar o uso de animais para o treinamento cirúrgico em veterinária a nível de graduação. Embora a técnica de ovariohisterectomia (OVH) em gatas e cadelas seja amplamente difundida em cursos de medicina veterinária, visando manejo sanitário, populacional e até mesmo a prevenção de doenças como as neoplasias mamárias, os métodos de treinamento acadêmico ainda são motivo de opiniões divergentes entre comunidade científica e defensores de direitos dos animais.  No presente estudo, um modelo sintético de baixo custo para o treinamento das manobras cirúrgicas durante a OVH em cadelas e gatas foi desenvolvido e testado. Este simulador tem como intuito desenvolver habilidades cirúrgicas em estudantes a nível de graduação em medicina veterinária, podendo ser construído a partir de materiais amplamente disponíveis e de baixo custo. Quatorze duplas de alunos da disciplina de Técnica cirúrgica Veterinária, sem experiência cirúrgica anterior, foram divididas em dois grupos: um grupo controle que não usou o simulador (n = 7), e um grupo experimental (n = 7) que utilizou o simulador para praticar a técnica de ovariohisterectomia. Em uma segunda etapa, ambos os grupos realizaram uma OVH em um paciente felino, e o nível de confiança, desempenho técnico e tempo cirúrgico foi avaliado e comparado. Obteve-se como resultado uma diminuição de cerca de 20 minutos no tempo médio na realização da OVH no grupo que utilizou o modelo como treinamento (médias de 100 minutos no grupo com o modelo e 120,8 minutos no grupo controle), já em relação a capacidade técnica não houve diferenças estatisticamente significativas entre os grupos, apesar de terem ocorrido menos complicações nas cirurgias dos acadêmicos que utilizaram o exemplar de estudo. Os discentes que utilizaram o modelo para preparar-se para sua primeira OVH foram unânimes em dizer que ele melhorou sua compreensão das etapas da ovariohisterectomia. Em resumo, o MATecOVH é uma ferramenta educacional útil e de baixo custo que pode melhorar os níveis de competência, confiança e conhecimento anatômico de estudantes e ser facilmente implementado em um currículo veterinário.