Defesa de dissertação do mestrando João Lourenço Hasckel Gewehr

11/03/2024 09:10

O Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Convencional e Integrativa (PPGMVCI) convida toda a comunidade acadêmica para prestigiar a sessão de defesa de dissertação do mestrando João Lourenço Hasckel Gewehr.

Título: Efeitos da administração de 2 mg/kg e 6 mg/kg de fitocanabinoides no volume de propofol necessário para indução anestésica de cães saudáveis

Resumo: Canabinoides apresentam excelente potencial terapêutico, mas seus efeitos na anestesia ainda permanecem incertos. Doses maiores de propofol aparentam ser necessárias em humanos que utilizam Cannabis recreativa de forma crônica, quando comparadas com as de não usuários. Por outro lado, estudos demonstraram que os agonistas canabinoides podem potencializar certos anestésicos. Este contraste de efeitos possivelmente ocorre devido a diferentes extensões de tempo de administração, assim como diferentes moléculas e doses administradas. Além disso, não se possui compreensão adequada sobre a influência dos anestésicos no Sistema Endocanabinoide, que possivelmente contribui para a modulação dos efeitos de medicações como propofol e isoflurano. Este estudo randomizado, controlado por placebo e com avaliadores encobertos avaliou os efeitos de 2 e 6 mg/kg de fitocanabinoides administrados em dose única 75 minutos antes da indução anestésica com propofol em cães machos saudáveis submetidos à orquiectomia. Vinte e sete animais foram randomizados em 3 grupos. Um grupo controle (CON, n=9), recebendo placebo (4 mg/kg de azeite de oliva), e dois grupos experimentais: Grupo 2 (G2, n=9) recebendo 2 mg/kg de fitocanabinoides, e o Grupo 3 (G3, n=9) recebendo 6 mg/kg de fitocanabinoides, todos por via transmucosa. A Escala de Sedação Abreviada de Wagner et al., (2017) foi utilizada para avaliar a sedação dos animais em 4 momentos: T0 – imediatamente antes da administração do tratamento; T1 – 30 minutos após administração; T2 – 60 minutos após administração; e T3 – 15 minutos após a administração da Medicação Pré-Anestésica (MPA). Durante todos estes momentos, foram avaliados: frequência cardíaca (FC) e frequência respiratória (FR), pressão arterial sistólica (PAS) e temperatura retal (TR). Avaliou-se também a facilidade de inserção de cateter venoso pela escala de Bortolami et al., (2013) e a facilidade de intubação pela escala de Lerche et al., (2002). O G3 necessitou de uma dose de propofol significativamente menor (p = 0,0184) quando comparado ao G2 e CON. A FC apresentou diferenças significativas entre T0, T1 e T2 com T3 no G3, e a PAS apresentou diferenças estatisticamente significativas entre T0, T1, T2 e T3 no G2 e G3, mas não no CON. O G3 ainda apresentou diferença estatística na PAS entre T1 e T2. Todos os grupos apresentaram diferença estatística significativa na TR entre T0, T1, T2 com T3, e o G2 e CON apresentaram diferenças ainda entre T1 e T2 com T3. Entre grupos, não houve diferença estatística significativa na FC, FR, PAS e TR. Assim, a avaliação de sedação entre momentos dentro de todos os grupos apontou diferença estatística (p > 0,0001) entre T3 e T0, T1 e T2, mas não entre T0, T1 e T2. Portanto, conclui-se que a administração de 6 mg/kg de fitocanabinoides administrados por via transmucosa reduziu o requerimento de propofol para indução anestésica em cães saudáveis sem exercer efeitos sedativos nem aumentar a sedação proporcionada pela MPA.