Defesa de dissertação da mestranda Carolina Hass Leal

08/03/2024 13:54

O Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Convencional e Integrativa (PPGMVCI) convida toda a comunidade acadêmica para prestigiar a sessão de defesa de dissertação da mestranda Carolina Hass Leal.

Título: Avaliação de cães alérgicos submetidos ao Prick Test para seleção de fonte de proteínas e carboidratos em dieta de eliminação

Resumo: Atualmente, para diagnóstico de alergia alimentar ou hipersensibilidade alimentar (HA) tem-se como padrão a utilização de dieta comercial hipoalergênica hidrolisada como dieta de exclusão, seguida do teste de provocação, utilizando-se a dieta consumida previamente à dieta de exclusão. Entretanto, nem sempre o paciente melhora com à dieta comercial, levando a um possível subdiagnóstico de HA. O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia da utilização apenas do teste cutâneo Prick Test para elaboração da dieta de eliminação, composta por dieta caseira, de cães alérgicos em protocolo de exclusão alérgica. Este estudo avaliou a utilização do teste cutâneo Prick Test para seleção de proteína e carboidrato em dieta de eliminação caseira restrita. Após realização do teste cutâneo, foram utilizados 10 cães adultos, foram submetidos à uma dieta de eliminação restrita, por um período de 60 dias, contendo uma fonte restrita de proteína e uma de carboidrato, os quais foram selecionados, após reação negativa no Prick Test. Decorridos os 60 dias de dieta de exclusão, os animais foram submetidos a desafio com a ingestão da dieta anteriormente aplicada, por um período de 15 dias. As avaliações consistiram em score CADESI-4 nos dias 0, 60 e 75 e pVAS semanal, ao longo de 11 semanas consecutivas. Observou-se diferença significativa (P<0,05) no score pVAS, com redução no grau de prurido entre os dias 0 e 60, evidenciando que a seleção dos alimentos através do Prick Test foi eficaz. Após realização do desafio alimentar não foi constatada diferença significativa (P>0,05) no índice de prurido entre a primeira e última semana de avaliação, após o desafio, bem como entre o final da dieta de exclusão e o final do desafio. Quanto ao CADESI-4, identificou-se diferença estatística (P<0,05) entre os dias 0 e o dia 60, indicando que a severidade dos sinais clínicos dermatológicos reduziu, após a dieta de exclusão com os alimentos selecionados através do Prick Test. No entanto, não foram observadas diferenças significativas (P>0,05) entre os dias 0 e 75, bem como entre os dias 60 e 75 ), não sendo possível validar a utilização somente do Prick Test para seleção de proteína e carboidrato em dieta de eliminação de pacientes alérgicos.