Defesa de Dissertação da Mestranda Gabriela Dias Rodrigues de Mello Tobias

17/03/2025 00:00

O Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Convencional e Integrativa (PPGMVCI) convida toda a comunidade acadêmica para prestigiar a sessão de defesa de dissertação da mestranda Gabriela Dias Rodrigues de Mello Tobias.

Título: Efeitos da exposição ao chumbo no peixe-zebra (Danio rerio) e avaliação do potencial protetor da Eugenia involucrata DC

Resumo: A água é um recurso essencial para a vida e indispensável no cotidiano do ser humano, todavia, é um recurso finito, sujeito a alterações climáticas e ações antrópicas, que podem causar impactos severos em um ecossistema, resultando em contaminações por esgotos e outras substâncias de potencial tóxico, como por exemplo os metais. O chumbo é um dos mais tóxicos contaminantes dos corpos d’água, com a casuística de intoxicação variando de alterações do sistema nervoso central, mudanças comportamentais e alterações do trato gastrointestinal, independente da espécie, até nos casos mais graves ocorrendo a possibilidade de óbito. Para avaliar o efeito in vivo do chumbo em concentrações 10 vezes maiores e 10 vezes menores do padrão de qualidade da água determinado pelo CONAMA, foi utilizado larvas de peixe-zebra (Danio rerio) em exposições de 96h. Neste estudo, também avaliou-se o possível efeito protetor dos frutos da cerejeira-do-mato (Eugenia involucrata) sobre alterações em biomarcadores de estresse oxidativo induzidos pelo chumbo, uma vez que essa planta apresentou atividades antioxidante e antiinflamatória previamente descritas, estabelecendo uma concentração na faixa de 12,5 mg/L e 100 mg/L. Os resultados deste trabalho mostraram que o chumbo causou baixa mortalidade, mas induziu alterações morfológicas já em concentrações baixas. O extrato de E. involucrata não ofereceu proteção contra os efeitos nocivos do chumbo na concentração utilizada durante o tempo de exposição na espécie estudada. Não obstante, o reconhecido potencial antioxidante in vitro dos frutos de E. involucrata sugere que estudos adicionais são necessários a fim de melhor elucidar o potencial biológico desta espécie em condições relacionadas ao estresse oxidativo.