Defesa de dissertação do mestrando Tiago Uliano

09/12/2024 09:39

O Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Convencional e Integrativa (PPGMVCI) convida toda a comunidade acadêmica para prestigiar a sessão de defesa de dissertação do mestrando Tiago Uliano.

Título: AVALIAÇÃO IN VIVO E IN VITRO DA EFICÁCIA DO USO DE ÓLEO ESSENCIAL DE MELALEUCA (Melaleuca alternifolia) PARA TRATAMENTO DE OTITE EXTERNA CANINA

Resumo: A otite externa canina é uma condição comum na medicina veterinária que gera desconforto significativo aos animais. Com o aumento da resistência antimicrobiana em tratamentos convencionais, busca-se por alternativas que possam reduzir o uso de antibióticos e promover uma recuperação eficaz. Este trabalho teve como objetivo avaliar a eficácia do óleo essencial de melaleuca (Melaleuca alternifolia) como opção de tratamento para a otite externa em cães. A escolha pelo óleo de melaleuca devese a suas propriedades conhecidas, com potencial antimicrobiano, anti-inflamatório e cicatrizante, amplamente estudadas em diferentes contextos. Para testar a eficácia deste óleo, o estudo foi realizado com cães diagnosticados com otite externa bilateral, os quais foram controles deles mesmos e cada orelha fez parte de um grupo experimental: um grupo controle, em que uma das orelhas foi tratada com uma solução de nistatina 0,15% e gentamicina 0,3%, e um grupo experimental, em que a outra orelha foi tratada com óleo de melaleuca a 2%. O experimento seguiu por 18 dias, com avaliações nos dias 0, 10 e 18. Durante os três primeiros dias utilizou-se ceruminolítico em ambos os condutos, sendo apenas no terceiro dia após a primeira avaliação em que se iniciou o uso dos tratamentos propostos. Em cada uma das avaliações, foram realizadas análises clínicas e laboratoriais, incluindo exame citológico e culturas microbiológicas, para monitorar a presença de inflamação, infecção bacteriana e infecção fúngica nos condutos auditivos dos cães. A avaliação clínica graduamos por escore de acordo com a intensidade da inflamação, dor e exsudação. Na análise citológica, realizamos a avaliação de malassezia de acordo com escore desenvolvido. E os demais dados citológicos avaliamos conforme o tipo de otite (fúngica, bacteriana e mista). As culturas bacterianas e fúngicas avaliamos de acordo com o tipo de otite e a presença ou ausência de infecção. Os dados coletados demonstraram que o óleo de melaleuca foi eficaz na redução dos sinais de inflamação e da presença de patógenos como Staphylococcus spp. e Malassezia spp. Observouse uma redução significativa na intensidade dos sinais como dor, prurido e otorreia ao longo do período na avaliação da anamnese e exame físico, corroborando com o escore clínico e escore de malassezia que obteve redução ao final de ambos os grupos de tratamento, indicando que o óleo de melaleuca pode atuar de forma eficiente. Além disso, o óleo mostrou-se bem tolerado pelos animais, sem relatos de efeitos adversos significativos, o que reforça seu potencial como uma opção segura para uso clínico. A análise dos resultados sugere que o óleo essencial de melaleuca representa uma alternativa promissora para o tratamento de otite externa canina, contribuindo para o controle da infecção sem os riscos associados ao uso prolongado de antibióticos.