Defesa de dissertação da mestranda Geisibel Aparecida de Mello Maurina
O Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Convencional e Integrativa (PPGMVCI) convida toda a comunidade acadêmica para prestigiar a sessão de defesa de dissertação da mestranda Geisibel Aparecida de Mello Maurina.
Título: Efeitos do reagrupamento social de cordeiros no pré abate sobre a resposta de estresse, a qualidade da carcaça e da carne.
Resumo: O Brasil é referência na produção de proteínas de origem animal. Entretanto, a qualidade da carne ovina aqui produzida gera oscilações na aceitação pela população. O objetivo deste trabalho é analisar a qualidade da carne de ovinos expostos ao estresse pré-abate, quando há mistura de lotes na espera. O estudo utilizou 40 animais criados em sistema de confinamento, separados logo após o desmame; machos inteiros e castrados, cruzados 90% Corriedale e 10% Texel, abatidos aos 8 meses de idade. Eles chegaram ao estabelecimento 36h antes do abate, divididos em dois grupos; Grupo C e Grupo R, ao grupo C foram adicionados 10 animais conhecidos e ao Grupo R adicionados 10 animais desconhecidos. Foram fotografados com câmera termográfica infravermelha e aferida as temperaturas retais, coletados dados de comportamento, no abate analisados dados de peso, PH pH e temperatura da carcaça e repetidos após 24h. O músculo Longuíssimus lomborum foi coletado para análises posteriores físicas e bioquímicas. Houve diferenças significativas, no comprimento de carcaça, na cor, no corte de cisalhamento (WB) e perdas por gotejamento. Ficou evidenciado que o estresse pré-abate por reagrupamento causa mudanças na qualidade da carne.