Qualificação do Projeto de Pesquisa da Mestranda Alessandra Nelcir Berri

29/11/2021 22:26

No dia 30 de novembro de 2021 acontecerá a qualificação do projeto de pesquisa da mestranda Alessandra Nelcir Berri. Sua pesquisa tem como título: DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE MODELO SINTÉTICO PARA TREINAMENTO DE OVARIOHISTERECTOMIA EM CADELAS E GATAS.

A apresentação acontecerá de forma remota e será transmitida pelo canal do PPGMVCI no YouTube, às 08h20min.

Resumo do Projeto:

Há uma necessidade crescente para o desenvolvimento de métodos alternativos para reduzir, substituir e refinar o uso de animais para o treinamento cirúrgico em veterinária. Embora a técnica de ovariohisterectomia (OVH) em gatas e cadelas seja amplamente difundida em cursos de Medicina Veterinária, visando o controle de natalidade destes animais e até mesmo a prevenção de doenças como tumores mamários, quando trata-se de treinamento acadêmico ainda é motivo de opiniões divergentes entre comunidade científica e defensores de direitos dos animais.

No presente estudo, um modelo sintético de baixo custo para realização de OVH em cadelas e gatas foi proposto, podendo ser construído a partir de materiais amplamente disponíveis e de baixo custo. O simulador tem como intuito desenvolver habilidades cirúrgicas em estudantes a nível de graduação em medicina veterinária. Dezesseis alunos da disciplina de Técnica cirúrgica Veterinária, sem experiência cirúrgica anterior, foram divididos em dois grupos: um grupo controle que não usará o simulador (n = 8), e um grupo experimental (n = 8) que utilizará o simulador para praticar a técnica de ovariohisterectomia. Em uma segunda etapa, ambos os grupos realizarão uma OVH em um paciente felino, e o nível de confiança, desempenho técnico e tempo cirúrgico será avaliado e comparado. As avaliações de desempenho técnico irão ocorrer pela análise de filmagens das cirurgias, individualmente, por um cirurgião experiente, com base em um formulário. O nível de confiança será avaliado através de um formulário preenchido pelos próprios alunos.