Qualificação do Projeto de Pesquisa da Mestranda Caroline Frizzo Bataglin
No dia 23 de novembro de 2021 acontecerá a qualificação do projeto de pesquisa da mestranda Caroline Frizzo Bataglin. Sua pesquisa tem como título: Efeito analgésico do uso intra-articular da ozonioterapia aplicada em equinos.
A apresentação acontecerá de forma remota e será transmitida pelo canal do PPGMVCI no YouTube, às 10h10min.
Resumo do Projeto:
A ozonioterapia é um forma terapêutica que utiliza três átomos de ozônio (O3) e teve seu início há mais de 100 anos na medicina humana. O tratamento pode ser realizado por via sistêmica ou local e é utilizado na veterinária, principalmente, no tratamento de feridas cutâneas.
No sistema locomotor de equinos, a aplicação de ozonioterapia é descrita em tendinopatias, sinovites, laminites, lombalgia, no pré-exercício de cavalos de esporte e em osteoartrites. A osteoartrite é a doença articular que mais causa claudicações em equinos e seu tratamento é baseado em anti-inflamatórios não esteroidais, como a fenilbutazona, e em corticoides intra-articulares, como a triancinolona. Para a avaliação da claudicação, a forma objetiva através de sensores inerciais sem fios se tornou o método mais rápido, confiável e detalhista para avaliar equinos com afecções locomotoras. O presente trabalho tem como objetivo avaliar o efeito analgésico da ozonioterapia intra-articular em equinos, através de mudanças no grau de claudicação, líquido sinovial e exames de imagem. Serão realizadas avaliações iniciais para posterior aplicação do tratamento, o qual será feito com cinco aplicações de ozonioterapia, a cada sete dias, com volume de 5ml na concentração de 15 µg/mL. Os cavalos serão avaliados 15, 30 e 60 minutos após todas as aplicações, imediatamente antes de cada novo tratamento e, por fim, aos 90 dias após a primeira.