Qualificação do Projeto de Pesquisa da Mestranda Thauany Maffini de Souza
No dia 09 de novembro de 2021 acontecerá a qualificação do projeto de pesquisa da mestranda Thauany Maffini de Souza . Sua pesquisa tem como título: QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICA DE OVOS COMERCIAIS SUBMETIDOS AO REVESTIMENTO DE CERA DE CARNAÚBA E ALGINATO DE SÓDIO.
A apresentação acontecerá de forma remota e será transmitida pelo canal do PPGMVCI no YouTube, às 10h10min.
Resumo do Projeto: A utilização de revestimento ou cobertura em ovos comerciais funciona como uma película artificial, que contribui para a manutenção de suas propriedades funcionais, diminuindo as perdas de nutrientes, reduzindo as trocas gasosas e impedindo a entrada de patógenos, podendo aumentar assim a sua vida útil nas prateleiras, apresentando-se como uma possível alternativa a ser adotadas nas granjas comerciais. O óleo mineral vem sendo amplamente utilizado como revestimento de ovos, mas existe uma crescente preocupação global, por se tratarem de substâncias derivadas de fontes não renováveis e gerarem resíduos. Uma alternativa é o uso de revestimentos artificiais comestíveis, devido ao seu potencial de estender a vida útil dos alimentos e de suas características de biodegrabilidade.
A cera da carnaúba é um produto natural, extraído de forma sustentável, atóxico, de baixo custo e fácil aplicação. O alginato de sódio é um polissacarídeo linear obtido a partir de algas marrons ou bactérias, apresenta características como a ação gelificante e espessante, ausência de toxidez, além de alta disponibilidade e também baixo custo. Pesquisas vêm demonstrando a eficácia desses revestimentos na preservação de produtos perecíveis, sendo consideradas seguras para o consumo humano, porém ainda são escassos os estudos quanto à utilização em ovos. O ensaio será realizado com o objetivo de avaliar a qualidade físico-química de ovos comerciais lavados e submetidos a diferentes coberturas artificiais, armazenados por 0, 14, 28 e 42 dias, submetidos à temperatura ambiente. Serão avaliados 750 ovos provenientes de poedeiras semipesadas recém-postos, obtidos de uma granja comercial. Aleatoriamente, os ovos serão divididos em cinco grupos (tratamentos), os quais serão: ovos não lavados e não cobertos; ovos lavados e não cobertos; ovos lavados e revestidos com óleo mineral; ovos lavados e revestidos com cera de carnaúba e ovos lavados e revestido com alginato de sódio. Cada tratamento contará com cinco repetições de 30 ovos cada, em um delineamento inteiramente casualizado. Em cada dia de análise, será avaliado: perda de peso do ovo; tamanho de câmara de ar; gravidade específica; resistência da casca; unidade Haugh; índice de gema; coloração da gema; porcentagem de gema, albúmen e casca; pH da gema e albúmen; proteína bruta de gema e albúmen; sólidos totais de gema e albúmen; densidade das proteínas do albúmen (SDS-PAGE); oxidação lipídica (TBARS) e microscopia eletrônica da casca. As análises estatísticas serão realizadas a partir dos dados de todas as unidades experimentais incluídas nos tratamentos estudados, de acordo com o delineamento inteiramente casualizado. Será adotado um modelo de análise de variância e as médias que diferirem serão avaliadas através de um teste de comparação de médias. Será realizada análise de regressão entre os períodos avaliados. O perfil proteico será avaliado através da análise descritiva dos resultados. Em todas as análises será utilizado o procedimento MIXED (LITTEL et al., 2006) do software computacional estatístico SAS® (2003). Para todos os testes efetuados será considerado o nível mínimo de significância de 5%.